Como IA pode gerar valor para a indústria

Basta olhar a história da produção industrial em larga escala para perceber que a melhora dos processos de forma contínua e o constante uso de inovação são parte do DNA da indústria.

Não é à toa que os principais indicadores têm mostrado que as indústrias que investem em inovação colhem resultados mais expressivos.

Porém, há ainda muito espaço para crescimento. É o que mostra, por exemplo, uma reportagem do Jornal do Brasil, que destaca o fato de que, no Brasil, as empresas estão muito atrasadas em Indústria 4.0 e levam muito pouco a sério esse debate.

O mesmo texto, porém, reforça a necessidade de olhar para a aplicação de inovações em ambiente industrial para dar saltos de eficiência, qualidade e produtividade. E uma das tecnologias mais promissoras dentro desse contexto é a Inteligência Artificial (IA).

Para muitos gestores, este assunto pode parecer algo distante ou de difícil implantação. Mas quando se entende o valor que pode ser agregado ao negócio, percebe-se rapidamente a importância de se colocar o quanto antes esse tema na pauta do dia.

Gerando valor para a indústria com a Inteligência Artificial

De forma bem prática, podemos dizer que a IA consegue trazer eficiência e escalabilidade ao processo produtivo sem comprometer a qualidade, inclusive contribuindo com a tomada de decisão e facilitando a forma como dados e pessoas se relacionam.

A partir da aplicação da IA, por exemplo, uma indústria pode processar um grande volume de dados por segundo e, com base nessas informações, disparar comandos que permitem que um equipamento funcione sempre dentro do patamar ideal. Isso traz benefícios imediatos, que incluem:

  • Diminuição significativa de desperdícios.
  • Melhoria constante dos processos.
  • Diminuição de intervenção operacional.
  • Redução de paradas não-desejadas
  • Processos mais estáveis que geram:
  • Aumento da qualidade do produto final;
  • Redução de manutenção.

O próximo passo no uso de Inteligência Artificial na indústria 4.0

Nós já detalhamos aqui no blog um completo roadmap da inovação que mostra um melhor panorama de todo caminho a ser percorrido. E também já falamos sobre a importância da construção de business cases, que entendam o cenário atual e onde você quer chegar, que ferramentas ajudarão a atingir os objetivos e quais benefícios são factíveis e podem ser esperados.

Mas, quando destacamos especificamente a geração de valor no uso da Inteligência Artificial na Indústria 4.0, podemos estabelecer um framework simples baseado em quatro premissas:

1 – Estudo do Ambiente Externo
É preciso mapear mudanças no comportamento do consumidor, concorrentes e principalmente novos modelos de negócios. Também é importante monitorar mudanças em regulações governamentais e, sobretudo, a chegada de novas tecnologias, que podem simplesmente revolucionar um segmento, especialmente, dentro do que está sendo criado por startups.

2 – Proposta de valor
Essa discussão está no coração da estratégia de qualquer empresa que precisa entender de forma bem clara quais são os benefícios e funcionalidades que os seus produtos e serviços oferecem ao mercado. E, principalmente, deve ser uma proposta de valor que supere os desafios externos enquanto aproveita as oportunidades.

3 – Capacidade de execução
A empresa precisa ter os recursos necessários para tangibilizar tudo o que foi prometido na Proposta de Valor. Além disso, deve ser capaz de realizar as transformações necessárias. E aqui falamos tanto de cultura organizacional orientada à inovação, quanto ao entendimento da importância de investimento em tecnologia da informação.

4 – Suporte de parceiros estratégicos
Como muitas mudanças precisam ser tracionadas de forma rápida, é necessário que a indústria tenha parceiros estratégicos com vasta expertise na implantação desses processos. Uma transformação que envolve: treinamento e capacitação da mão de obra atual, apoio na mudança da cultura organizacional, aproveitamento do legado instalado e a implantação das ferramentas de TI com o devido acompanhamento.

Sua empresa precisa de ajuda para vencer estes desafios? A I.Systems é especialista na aplicação de inteligência artificial para a indústria. Nosso time e tecnologias ajudam a tornar o mundo mais eficiente com equipe altamente qualificada, tecnologias exclusivas e patenteadas.

Conheça nossos produtos e conte com o melhor parceiro em IA para a indústria.

Bitnami