Empresas que adotaram tecnologias da Indústria 4.0 são mais competitivas

O investimento em inovação representa não apenas maior lucratividade, mas também maiores possibilidades de se adaptar a um cenário de crise. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Brasil, mostra que empresas que adotaram tecnologias da Indústria 4.0 apresentaram resultados superiores às demais durante a pandemia.

Neste contexto, 54% das empresas que integram até três tecnologias digitais em seus processos industriais obtiveram um lucro igual ou maior que o período pré-pandemia. A lucratividade torna-se ainda mais alta para 29% das indústrias que adotaram acima de quatro tecnologias. 

O resultado da pesquisa apontou que 72% das empresas entrevistadas apostaram em Inteligência Artificial (IA) para combater a crise produtiva gerada pela pandemia da COVID-19. 

O investimento em IA aplicada em processos industriais apresenta perspectivas mais promissoras para 2021 e demonstram em números os diferenciais de uma estrutura dotada de Inteligência Artificial para a Indústria 4.0.

Aumentar a produtividade está no seu radar?

Mesmo que, para alguns executivos, a Inteligência Artificial ainda seja uma tecnologia cujos benefícios não sejam tão claros, a realidade de um mercado extremamente competitivo sempre se impõe. O cenário desafiador exige respostas rápidas, visão estratégica de todas as operações e soluções que representem mais eficiência, flexibilidade e resultado.

Inteligência Artificial (IA) tem como base um sistema computacional conectado a um equipamento industrial que coleta e analisa dados. Os dados processados são apresentados em um painel de controle. O operador tem controle total da linha de produção e o gestor tem perspectiva se vai ou não alcançar as suas metas operacionais e estratégicas.

A tecnologia permite tomar decisões autônomas baseadas em coleta de dados em tempo real, melhorando a previsibilidade, evitando a variabilidade e gerando impacto positivo nos resultados. Situação comum em processos repetitivos e conhecidos.

Mas como dispor de todos os recursos para transformar seu parque industrial mantendo a sua estrutura atual, sem investimento em maquinário adicional?

Através de tecnologias habilitadoras é possível integrar toda a cadeia de valor, promovendo a transformação digital através das pessoas e evoluindo o propósito da sua produção.

Neste cenário desafiador, a Inteligência Artificial surge como uma poderosa aliada, gerando soluções inteligentes que permitem:

  • Gestão da camada operacional conectada em tempo real. 
  • Integração de ferramentas com painéis de controle para monitoramento e tomada de decisões.
  • Estabilidade nos processos, evitando prejuízos e gerando impacto positivo no meio ambiente. 

Para facilitar o seu entendimento e mostrar o potencial da Inteligência Artificial na indústria, preparamos um e-book que o ajudará na jornada da Indústria 4.0.

Confira!

Bitnami