O que considerar na hora de escolher um parceiro em IA

Inteligêngia Artificial

O que considerar nesse tipo de contratação?

A indústria brasileira tem peculiaridades e necessidades únicas. Não é raro vermos diversos depoimentos de empresas estrangeiras que chegam ao Brasil para instalar seus parques industriais com uma visão pré-definida de seu país de origem e, aos poucos, percebem que terão que fazer diversas adaptações e concessões ao seu modelo até que tudo funcione.

Além disso, nem todo provedor de soluções consegue ter uma visão sistêmica das demandas que uma indústria tem, com um olhar mais holístico sobre os problemas enfrentados e suas potenciais soluções.

Com isso, podemos afirmar que a escolha de parceiros adequados é a chave para a implementação de Inteligência Artificial em escala dentro da Indústria e o caminho para chegar ao modelo 4.0.

Dúvidas nesse tipo de contratação

Entendemos que essa não é uma contratação simples, uma vez que as mudanças pretendidas são profundas e muitas vezes de difícil reversão. Além disso, o executivo responsável por esse tipo de projeto quer que as coisas andem em um fluxo esperado, mas já imagina os problemas de implantação e as horas que podem ser perdidas em reuniões de alinhamento que – com o parceiro errado – podem chegar a lugar nenhum.

Outra insegurança recorrente é o receio de se contratar uma empresa muito especializada em TI, ótima em sugerir soluções, mas que não tem uma visão sistêmica da indústria e seus desafios. O medo de não se conseguir criar um diálogo entre as duas pontas pode também ser um fator que gera insegurança no caminho a ser percorrido na jornada de transformação digital.

Há ainda uma preocupação natural com os investimentos que serão necessários e o seu correto escalonamento. Um parceiro que chega querendo mudar absolutamente tudo, sem preservar o legado de equipamentos e de conhecimento de uma indústria, pode até provocar transformações profundas, mas a que preço?

E por fim, a mudança não pode ser somente técnica, ela também passa por uma cultura organizacional, trabalhando não só com processos, mas também com pessoas.

Parceria contínua e especializada: de mãos dadas com a inovação

Como podemos ver, é possível elencar alguns atributos importantes que se deve esperar de um parceiro na implantação de projetos de IA para a Indústria 4.0.

Assim, ele precisa:

  • Falar a língua da indústria e entender suas necessidades específicas;
  • Estar alinhado com o discurso do board executivo da indústria e entender as suas dores;
  • Conseguir aproveitar o legado de conhecimento e de equipamentos instalados para otimizar ao máximo os investimentos;
  • Entender que não se trata só de uma implantação técnica, mas que é preciso também trabalhar com pessoas e com a cultura organizacional da empresa.

É claro que existem outros detalhes a serem colocados nessa discussão. Uma pesquisa da Microsoft aponta que esse tipo de execução de trabalho envolve complexidade e escala, e que somente 8% das empresas ouvidas nesse estudo podiam ser consideradas usuárias avançadas de Inteligência Artificial, enquanto 48% delas ainda estão em fase de experimentação.

O escalonamento da IA é uma evolução contínua e exige que as empresas mudem e se adaptem constantemente durante o processo de implantação. Assim, somente com parceiros adequados é possível tomar decisões assertivas e conduzir as mudanças necessárias nesta jornada complexa e multifacetada.

A escolha de um parceiro em projetos de IA é fundamental para o sucesso da transformação digital

Sabemos que, nesse momento, a indústria que ainda não investiu em inovação precisa pensar nesse processo o quanto antes para aproveitar todas as oportunidades que estão por vir. O histórico é positivo e os resultados têm sido mensuráveis. Muitas delas entendem que precisam agir, mas ainda não sabem como trilhar esse caminho. Essa é uma travessia de inovação em que o mindset deve evoluir de “preciso experimentar IA de alguma forma” para “preciso desbloquear um valor de negócio tangível e entregar resultados de negócios específicos”.

Se você busca acelerar sua jornada de transformação, com segurança e de maneira a otimizar seu investimento, conte com a experiência de quem, há 14 anos, vem acumulando casos de sucesso em sua trajetória. Conheça mais sobre a I.Systems e saiba como o melhor parceiro em IA para a Indústria pode ser um importante aliado para alcançar novos parâmetros de qualidade e produtividade.